terça-feira, 19 de junho de 2012

A PRINCESA DOS ÓCULOS DE OURO





Era vez uma cidadezinha ,muito pequena e lá mora uma menina, a Beatriz, mas na cidade e na escola é chamada de Biazinha.
            Ela é muito encantadora, com seus vestidos floridos e de desenhos quadriculados, também usava Maria Chiquinha no cabelo, muito bonita, olhos verdes e siameses e de pele rosada.
            Mas como todo mundo não é perfeito, biazinha tinha apenas um defeito, usava óculos e óculos de grau, e o fruto disto era a zoação da criançada, alguns chamavam de quatro olhos, outros de óculos de fundo de garrafa  e até mesmo de zoiouda , pobre menina vivia cheio de complexos e naqueles meses ela iria num baile, mas como, ela pensou em tudo; “se eu for de óculos todos vão me notar, mas eu vou bater a cabeça de montão porque não enxergo nada, e se eu for de óculos ninguém  mas ninguém mesmo irá dançar comigo
principalmente o Pedrinho.
            E biazinha era uma menina muito inteligente pois aos treze anos ela saía , e próximo da sua casa havia uma pracinha pequenininha onde os mais idosos não saiam de lá, porque jogavam truco, e outros tipos de jogos de baralho, dominó, xadrez, e bocha. É aí que entra a nossa negociadora e vendedora de sucos, chás e lanches, pois não é que a menina chegava com sua banquinha e montava todos os tipos de copo e vendia muito, mas fiado não! Aprendeu com o pai que era dono de uma padaria, foi então que aconteceu algo muito estranho, havia um mendigo coisa que nunca existiu em Maristela distrito de Laranjal Paulista , então aquele homem esquisito e barbudo apareceu e começou  a falar com a Biazinha que ficou meio ressabiada.
            Mendigo:_ Moça eu venho de um lugar muito longe , é uma terra boa  e me arrependo de ter deixado ela, estou morrendo de fome e a garganta ta seca, mas não sou homem de pedir não , e então eu te ofereço um modo em que a minha terra faz: respondeu indignada  a Biazinha: ___ O quê ?
            Mendigo:__ É escambo!!!
            Biazinha:__   O que é isso moço?
            Mendigo: __ É tipo de troca eu tenho aqui na minha sacola é um repolho, vixe , então eu quero trocá ela por dois lanches e um copo de chá verde.
            Mas Biazinha, pensou e pensou, “mas por um repolho, a não vai dar,(retrucou em seus pensamentos) mas algo  em seu coração dizia ao contrário que sim ela deveria aceitar a oferta.
            Biazinha:__ Me passa logo este repolho ,vixe, e o que tu vai querer no recheio do lanche?
            O Mendigo sabiamente respondeu: __ Quero o recheio de uvas passas, creme de amendoim com nozes.
            E Biazinha viu que o paladar daquele homem era diferente.
            Biazinha:__ Onde é que tu aprendeu  tomar chá verde ?
            Mendigo:__ Na minha terra ,vixe menina; eu já to indo, espero que o repolho melhore a sua vida.
            E Biazinha  ficou pensando, como um repolho pode melhorar a vida de alguém? este  mendigo é doido varrido mesmo .
            E ela foi para sua casa  e contar a novidade, onde mostrou para sua mãe, o repolho, mas sua mãe  estava preocupada em sair e fazer compras no supermercado, não deu muita importância para  a Biazinha que deixou o repolho encima da mesa e foi assistir televisão.
            Passado algumas horas ela escutou um barulho muito estranho na cozinha, não era o gato dela o “pé de pano” , porque ele estava lá fora bagunçando, e Biazinha era valente e filho de cabra macho que veio do norte, e ela visualizou todinha a cozinha, mas se espantou quando viu o repolho se mexendo e pulando encima da mesa e biazinha pensava; “mas que diabrura é esta”? de repente  o repolho se abriu e no meio dele havia um óculos, um óculos de ouro, era muito lindo e parecia atrair Biazinha  que não resistiu e colocou o óculos, a lente era tão limpa que não parecia existir, mas isso não era o fim, automaticamente o repolho e as outras comidas já estavam prontas sem que Biazinha colocasse a mão.
            Biazinha foi tomar banho e em seguida tomou um lanchinho e escovou os dentes o foi dormir. Sua mãe chegou e levou um susto, pois tudo estava pronto, pois o padeiro, o marido  estava chegando  e ele gostava de comer muito bem.
            Chegando ao amanhecer, Biazinha estava preparada e quando colocava aquele óculos, ela se sentia muito bem, algo inexplicável.
            Quando ela chegou na escola todos ficaram de boca aberta, principalmente os meninos pela lindeza em que estava e biazinha  alto se pergunta: __será o óculos  ou hoje estou realmente bonita.
            E ela foi ao toaletti, e viu  algo mas ainda impressionante, quando olhava no espelho, ela não via o óculos e como podemos explicar essa feitiçaria ou mágica  hindu, sei lá, ela sabia que aquilo estava funcionando.
            Ela chegou na classe, e tinha como sempre uma pequena elite de meninas que eram lindas e ricas.
            Ela sentou  no mesmo lugar  e não deu bola  para elas. A professora fez várias perguntas muito dificieis  de responder mas biazinha acertou todas e todos ficaram abismado com ela.
            Havia chegado o baile de formatura, a mãe de biazinha comprou um vestido e fez algumas modificações e ficou muito lindo, claro que era de liquidação, com certeza nesta festa iria aparecer dezenas de vestidos iguais, o pesadelo para qualquer menina.
            Mas biazinha não se importou, colocou o vestido  e o seu óculos de ouro, imediatamente o vestido parecia aqueles usado em princesas; quando ela chegou no baile, ela foi a sensação do momento, é claro que todas as meninas a invejaram e principalmente o grupo de quatro meninas lindas e ricas, cada um delas com vestido importado.
            As meninas: “Devemos fazer alguma coisa, contra essa menina  e tem que ser agora.”
            Então elas planejaram  um plano de pegar um copo cheio de ponche e passar  por ela  e claro jogar nela.
            E assim uma daquelas meninas que se preparava para dar o golpe mortal em biazinha se aproximou com o copo ela calculou e fez de conta que iria se tropicar, e todos viram o copo voar encima  de biazinha que nem reagiu e milagrosamente  o copo rompendo as barreiras da lei da gravidade retornou naquela menina linda e rica, levando um banho por completo por completo  e como a cara dela estava repleto de pedaços de fruta ela não enxergou  e se tropicou no jarro de ponche vindo a acertar nas meninas lindas e ricas, bom ficando aquele espetáculo de molhadas e cheias de frutas.
            É claro que o baile acabou para elas, mas para a biazinha apenas estava começando, foi então que ela viu sua paixãozinha  o “Pedrinho” que se prontificou  a dançar com ela um de seus maiores sonhos fora realizado.
            Dias vem e se passam e ela se tornou totalmente popular , altamente popular, o seu pai por causa dela comprou mais padarias e logo já montou umas filiais pela região inteira  e sua mãe que é costureira, teve que abrir uma pequena empresa para conter  a demanda das encomendas. É parecia tudo estar dando certo até que neste dia ela preferiu andar de a pé, pois só andava de carro agora, então ela se aproximou de um horto florestal e foi ver a lagoa, e quando desta lagoa se emergiu uma porta, mas a porta feito de água e falante e havia um rosto.           
Porta falante:__ Olá doce e amável biazinha, o nosso reino te aguarda com sua visita.
            Biazinha:__ Como tu sabe o meu nome,o chente , que estória é essa?
            Porta falante:__ Ora sei de tudo, e tudo mesmo, você vem ou não vem ou estás com medo?
            Biazinha:__ Tenho medo de pomba nenhuma! Vai demorar é porque estou cheio de compromisso, vou ao cabeleleiro, fazer compras e sair com as minhas amigas.

            Porta falante:__ Ta, ta, é rapidinho!
            E quando biazinha  viu a porta abrir, nenhuma gota havia caído nela. E assim ela foi e viu um mundo diferente  cheio de bichinhos, fadinhas, crianças do tipo anões, duendes, gnomos, boi tata,sereias e sacy, bom tinha de tudo e a primeira vista, tudo parecia encantado do tipo Alice no país da maravilha.
            Levaram ela num reino e adivinhem que era o rei, o mendigo.
            Biazinha: Você então é o rei? (Falando como se fosse paulista)
            Rei:_ Digamos que sim, e óculos você gostou dele?
            Biazinha:__ Sim ele é lindo, é de ouro e mágico, o que posso ter mais na minha vida?
            Rei:__É só que tudo acaba um dia, e o motivo de você estar aqui é para você devolver o seu óculos ,vixe.
            Biazinha:__ Mas eu não posso devolver , e como fica a minha glória e minha fama?
            Rei:__ Vejo que você mudou muito mesmo, ao invés de cultivar sua humildade com as pessoas, cultivas agora  a luxuria, ira e cobiça, não, não foi o que planejei para você apenas quis que você saísse daquele estado, para ver que você tem uma grande chance na sua vida a de ter uma consciência melhor de que os outros.
            E o rei para de falar por algum instante  e volta a falar.
            Rei:__ Súditos tragam para mim a mesa do livre arbítrio.
            Então os ajudantes gnomos trouxeram  e nesta mesa havia dezenas de óculos feitos de pedras preciosas de todos os tipos.
            Rei:_ Você escolhe e poderá pegar o mais valioso entre os óculos e com isso a sua imaginação morrerá e nós também conseqüentemente porque estamos ligados nesta imaginação, ou você pode escolher um que não significa nada em termo de valor ou status, mas por outro lado nos alimentaria e preservaria os nossos encantos nossa e sua imaginação, seu e nosso mundo, você escolhe na mesa do arbítrio.
            Ela pensou,pensou e pensou mas tomou a decisão certa no seu coração humilde, pegou  um óculos muito feio  e feito de barro e colocou no rosto e devolvendo o de ouro.
            Rei:__ Ficou muito lindo em você!
            E assim ela acordou exatamente às 18:00 horas da tarde de um sono profundo, apenas vagas lembranças, mas se lembrou da história do óculos de barro, e correu a frente do espelho mas não viu nada e sentiu que não precisava usar mais óculos.
            O tempo passou e como passou e biazinha já era uma mulher e o que o rei disse a ela se cumpriu, pois ela virou numa escritora de contos infantis, a que mais vende livros no mundo. É às vezes vale trocar o mundo pela humildade e a coragem.



                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário